Efeito Pigmalião
O caso de negócios
O efeito Pigmalião e sua importância nas empresas
O efeito Pigmalião age e reside em uma área da consciência humana que é propensa a ser facilmente moldável, ou seja, a autoconfiança que, ao ser estimulada, gera auto-motivação.
No mundo dos negócios, especificamente de Recursos Humanos, é uma estratégia através da qual um líder, gerente ou gerente sabe como reconhecer as capacidades e conquistas de sua equipe. Isso terá um efeito positivo sobre os trabalhadores, uma vez que eles se sentirão positivamente e 100% ligados à empresa, oferecendo o melhor possível.
O efeito Pigmalião é baseado nas expectativas que os outros têm sobre um e, quando favoráveis, podem nos dar a força e a motivação necessárias para alcançar os objetivos mais difíceis.
É o forte desejo de atingir os objetivos e atingir metas, mesmo auto-impostas, com base nas expectativas dos outros, para obter a aprovação daqueles que estão acima de nós.
Para fortalecer a confiança e a motivação do trabalhador, o gerente deve oferecer um tratamento sincero e proativo, pois todas as pessoas reagem ao tratamento que recebem.
Dessa forma, o gerente deve implementar as seguintes ações e estratégias no dia a dia do trabalhador:
1. Antes de criticar o desempenho do trabalhador, seja autocrítico
2. Promover o respeito mútuo
3. Desenvolver capacidade de análise e síntese
4. Conheça em profundidade as habilidades de seus subordinados e os recursos comerciais que ele possui
5. Capacidade de medir as consequências de suas decisões
6. Incentive a comunicação absoluta e através de todos os canais possíveis
7. Melhore continuamente sua capacidade de pesquisa