Efeito Pigmalião

Efeito Pigmalião

O Efeito Pigmalião na Educação


O efeito Pigmalião na educação

O efeito Pigmalião aplicado ao ambiente educacional refere-se a como as expectativas do professor em relação ao aluno podem condicionar seu comportamento em relação a ele e afetar sua evolução acadêmica.

Na sala de aula, havia na psicologia o que é conhecido como uma profecia auto-realizável, ou seja, as crenças do professor sobre as habilidades de seus alunos originam comportamentos que o próprio professor esperava. Não apenas as expectativas positivas ou negativas do professor podem afetar o comportamento do aluno, mas também o seu nível intelectual.

Existem quatro fatores determinantes que explicam como as expectativas do professor podem ser transmitidas aos alunos que se esperam mais:

1) Um clima emocional mais próximo é gerado. Isto se deve principalmente ao uso de uma linguagem não verbal inconsciente que permite que emoções sejam transmitidas através de gestos, expressões faciais, tom de voz, olhares, sorrisos, ... Essa comunicação não verbal constitui um complemento essencial à linguagem verbal oral e permite aluno capturando e reagindo às mensagens transmitidas pelo professor.

2) Mais matérias são ensinadas. As expectativas criadas na capacidade do aluno tornam o professor mais difícil de explicar novos conteúdos acadêmicos e são mais exigentes com o aluno do que ele espera mais. Isso não acontece com os alunos que o professor acha menos inteligentes.

3) Eles são solicitados mais. O professor confia mais nas respostas desses alunos, por isso são solicitados mais e com maior dificuldade. Ajuda-os mais nas respostas, sugerindo alternativas, interrompe-os menos, oferece-lhes mais oportunidades de resposta e mais tempo para responder.

4) Eles são mais elogiados. Quanto mais você acredita na criança, mais a elogia para que ela possa obter o melhor resultado. Se o professor não acredita na capacidade do aluno, ele pode aceitar uma resposta incorreta ou incompleta.

cladera.org © Copyright 2019